segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS INSTRUMENTOS DA MÚSICA CLÁSSICA CORDAS

                                                       CORDAS
A seção de cordas é o maior naipe de uma orquestra e forma  seu núcleo;sua voz principal o violino,instrumento de extraordinário alcance e versatilidade. Os violinos são divididos  em duas seções:primeiros e segundos.Embora as cordas de violinos,violas,violoncelos( cellos),e contrabaixos sejam geralmente tangidas com um arco, em outros instrumentos como na harpa, podem ser dedilhadas.A mão esquerda é usada para comprimir as cordas a fim de alterar a duração de sua vibração, e com isso, a altura das notas.Diversos efeitos sonoros podem ser obtidos pela disposição do arco mais perto ou distante do cavalete; por meio do afastamento ou vibrações do cavalete;por meio de abafamento ou surdina;ou pela aplicação de técnica do arco.
A partir do século 19 ,muitos instrumentos de cordas foram modificados para aumentar  seu volume projeção sonora.
VIOLINO
Com quatro cordas afinadas em quinta justa, são ágeis e versáteis, podem produzir  duas ou três notas simultaneamente.
Os primeiros violinos estavam em uso na Itália desde o início do século 16.Cremona e Brescia foram importantes centros de fabricação a partir de 1550.
VIOLA
Contralto da família,é afinada uma quinta abaixo do violino.Tem som mais rico e escuro que este.Instrumento do tipo da viola, maiores e menores,foram usados como linhas de tenor e contralto desde do século 16.Sua importância cresceu no século 18.
VIOLONCELO(CELLO)
Afinado uma oitava abaixo da viola,o cello da família do violino é o tenor e o baixo .Também executa passagens virtuosísticas.
Surgiu no início do século 16,era confeccionado por  muitos fabricantes de violino de Cremona.
Contra Baixo
Membro das violas ,mas foi adotado como a voz de altura mais baixa da família do violino.Há dois estilos principais de arco: o francês, empunhado  como no violino, e o alemão ,com a mão abaixo do ombro , como na viola de gamba.
Os primeiros  tinham em geral seis cordas,enquanto  os do século 18,tinham apenas três, os modernos, trazem quatro ou cinco cordas.
HARPA
A harpa orquestral moderna tem 47 cordas esticadas entre o console e o corpo sonoro, além de sete pedais para mudar a  altura das cordas.Além de pinçar as cordas, o harpista pode usar técnicas como glissando e harmônicos para criar efeitos especiais.As harpas foram frequentemente  associadas à música paradisíaca ou etérea.
Na antiguidade já existiam pequenas harpas, ainda importantes em várias tradições populares.O moderno pedal de dupla ação foi devolvido nos séculos 18 e 19 por fabricantes como Cousineau e Erard em Paris e Londres.
As cordas da harpa são presas em uma das extremidades na caixa de ressonância; na família do violino, elas correm sobre sua superfície.