domingo, 15 de julho de 2012

continuação do curso de teoria para o curso dos Fuzileiros Navais


CLAVE DE SOL
A Clave de Sol determina a localização das figuras musicais, sejam elas quais forem, que representarão o som
chamado de SOL. A clave de SOL pode ser anotada na primeira linha ou na segunda linha, sendo mais utilizada na
segunda linha, como pode ser visto na figura 3.
figura 3
A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos, cujos sons são anotados na Clave de Sol
são: clarinete, flauta, harmônica (gaita), saxofone alto e soprano, trompete, oboé, cavaquinho, violão, violino etc.
CLAVE DE FÁ
A Clave de Fá determina a localização das figuras musicais, sejam elas quais forem, que representarão o som
chamado de FÁ. A clave de FÁ pode ser anotada na terceira linha ou na quarta linha, sendo mais utilizada na quarta
linha, como pode ser visto na figura 4.
figura 4
A Clave de Fá é usada para sons graves e alguns dos instrumentos, cujos sons são anotados na Clave de Fá são:
trombone, fagote, tuba, saxofone-tenor, contra-baixo, violon-cello etc.
Interessante dizer que, para se anotar os sons do piano ou do teclado é necessário o uso de duas claves, como
descrito na figura 5, onde se usa clave de Fá para os sons graves (teclas utilizadas pela mão esquerda) e a clave de
Sol para os sons agudos (teclas utilizadas pela mão direita), tendo entre elas apenas uma linha suplementar onde
anota-se o Dó central:
figura 5
CLAVE DE DÓ
A Clave de Dó determina a localização das figuras musicais, sejam elas quais forem, que representarão o som
chamado de DÓ. A clave de Dó pode ser anotada na primeira, segunda, terceira ou quarta linha, sendo mais
utilizada na terceira linha, como poder ser visto na figura 6.
figura 6
A Clave de Dó é usada para sons médios e apesar de ser muito pouco usada, um dos instrumentos cujos sons são
anotados na Clave de Dó é a Viola.
Finalizando
Observe que nas figuras 3,4 e 6, ao mudarmos a posição das claves mudamos o posicionamento dos sons.
Sugerimos que copie em uma folha pentagramada, cada uma das claves mais utilizadas e procure escrevê-las
muitas vezes para memorizá-las e também para praticar a caligrafia.
Vimos nos dois últimos artigos que compõem este curso básico sobre teoria musical, os conceitos necessários para
definir agora o que seja a Pauta Musical.
Nos artigos: PARTE I - 4 - PENTAGRAMA e PARTE I - 5 - CLAVES, abordamos os conceitos necessários para
definirmos este, que encerra o assunto.
Apesar de sua simplicidade, sua importância é fundamental.
Vimos o que é o pentagrama e qual sua utilidade. Veja a figura 1.
figura 1
Vimos no artigo seguinte a definição e a utilização das claves. Veja a figura 2.
figura 2
Agora vamos saber do que se trata a Pauta Musical.
PAUTA MUSICAL
Nada mais é do que a soma dos dois conceitos mencionados acima, ou seja, tão logo uma clave seja escrita num
pentagrama, o conjunto passa a se chamar Pauta Musical.
Esse fato se dá pela existência da clave, que deixa claro que a partir desse momento uma música estará escrita.
A figura 3 mostra a pauta musical...
figura 3
...e a figura 4 mostra a pauta musical com algumas figuras musicais representando trecho de alguma música.
figura 4
Simples assim? Sim, simples assim! Mas você deve saber isso pois há muita controvérsia a esse respeito pois
muitos autores consideram pentagrama e pauta musical a mesma coisa, talvez para simplificar, mas são conceitos
distintos.
Mas espere! Não é só isso não!!! Tem ainda muuuuuita coisa a ser vista e a tendência agora é só ir tornando mais
complexa. Mas com os conceitos sendo postos assim gradativamente, não haverá dificuldade para aprender.
As notas musicais formam o conjunto fundamental do conhecimento teórico da música.
Evidentemente não fica só nisso, mas esses conceitos elementares são de vital importância para que todos os
outros sejam assimilados posteriormente.
NOTAS MUSICAIS
A música é composta de sons, como já vimos e são as figuras musicais que representam esses mesmos sons na
música escrita. Essa representação gráfica dos sons, pelas figuras musicais é que denominamos nota musical.
O que até agora chamávamos simplesmente de figuras musicais passam a receber o nome de notas musicais. Mas
espere! Isso acontece apenas se estiverem escritas em uma Pauta Musical, caso contrário continuarão a ser
apenas "figuras musicais".
Para entendermos melhor, dizemos que a clave atribui os sons às figuras e as transforma em notas musicais.
Ao escrevermos uma clave de sol na segunda linha, onde é mais usada, como exemplo, relacionamos o som
denominado de SOL, a qualquer figura musical escrita nessa linha. Portanto, à essas notas postas na segunda linha
damos o nome de SOL.
Como já conhecemos a seqüência de sons : Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, podemos facilmente dar nomes a todas as
outras notas.
Vamos ver primeiramente a escala de notas nas três claves mais utilizadas:
Notas na clave de Sol
Notas na clave de Fá
Notas na clave de Dó
Nas figuras acima utilizamos apenas um tipo de figura musical, apenas como ilustração, mas tornamos a dizer que
qualquer figura pode representar qualquer um dos sons.
IMPORTANTE: Um som pode ser atribuído a qualquer uma das figuras musicais vistas anteriormente, ficando claro
que uma determinada figura não representa apenas um dos 7 sons..
Uma nota musical representa um som, por sua altura na pauta, e seu desenho representa a duração desse som,
então, com base nisso, podemos dizer que uma nota representa o som e o tempo pelo qual esse mesmo som deve
ser executado.
Bom, como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos tomar novamente a clave de sol como exemplo para
mostrar a nota sol representada por diversas figuras.
Notas Sol
O mesmo se aplica às demais claves.
Alguém ainda poderia perguntar: Mas ainda assim, por que usar claves diferentes? E a resposta é que agora que
temos o conceito de notas, podemos dizer-lhe que imagine a situação de estar tocando um instrumento para cujas
anotações sejam em clave de sol, mas estranhamente lhe foi enregue a música anotada em clave de dó e que na
música haja uma nota dó com 16 graus a mais, ou seja duas oitavas acima da que você está.
As mesmas notas (os mesmos sons), apenas representados em claves diferentes.
Cremos que agora fica mais fácil saber que na clave de sol a leitura se dá de maneira bem mais fácil, não é?
Então, para facilitar a leitura é que são utilizadas as claves de acordo com o instrumento a ser utilizado.
Sugerimos que, em uma folha pentagramada, coloque as claves que estão mais relacionadas ao instrumento de seu
interesse e comece a escrever as figuras musicais e dê-lhes os nomes acima de cada uma delas, até que esse
conhecimento esteja bem solidificado. Se tiver acesso a alguma partitura, faça o mesmo. Depois, vá olhando cada
nota e falando o nome. Isso o ajudará a memorizar as notas relacionando-as à linha ou espaço que estiver
ocupando, tornando assim o processo de leitura mais automatizado.
Lembre-se. O fórum do saibamusica estará sempre aberto às suas dúvidas, e elas, por mais simples que imagine
ser, podem ser as mesmas de outras pessoas. Esse início tem de estar muito, mas muito bem fixo em sua mente,
gaste tempo nisso e economizará tempo e decepções mais adiante.
Como vimos, as figuras musicais representam o tempo de duração de cada som ou silêncio e devidamente inseridas
em uma pauta musical, representa também a altura do som e passam então a ser chamadas de notas musicais.
Conceito esse que não se aplica às pausas.
Vamos então começar com algo mais profundo e técnico e de suma importância para a continuidade do
aprendizado.
Vimos na PARTE I - 2 - Figuras Musicais, uma tabela que mostrava todas as figuras musicais, suas respectivas
pausas e uma alusão aos valores de cada uma delas.
Vamos ver isso agora com mais propriedade, em uma tabela similar, expondo os valores que cada figura recebe.
Para os menos avisados, música é matemática pura e os cálculos são rápidos e precisos e devem ser respeitados na
execução, senão vira uma bagunça.
Vamos rever a tabela, mas já inserir os valores e depois discorreremos sobre eles.
Nome da Figura Figura Figura Valor
semibreve
1
_____
1
mínima
1
_____
2
semínima
1
_____
4
colcheia
1
_____
8
semicolcheia
1
_____
16
fusa
1
_____
32
semifusa
1
_____
64
quartifusa
1
_____
128
Obs.: As linhas em cinza referem-se a figuras pouco usadas atualmente.
Os valores das figuras são importantes pois nos indicam a correspondência que há entre elas.
Ao tomarmos uma figura como exemplo, notaremos que a figura posterior tem exatamente a sua metade, bem
como seu valor é metade da figura que a antecede. Tomemos como exemplo a figura da semínima cujo valor é 1/4
e vamos provar, matematicamente, que seu valor é a metade de sua antecessora, a figura denominada mínima
cujo valor é 1/2.
Dissemos que uma figura posterior tem a metade do valor de sua antecessora, certo? Portanto, uma mínima é igual
a duas semínimas certo? Vamos ver:
Somando as duas semínimas temos de obter o valor da mínima.
> 1/4 + 1/4 =
> (1 + 1)/4 =
> 2/4, que simplificando obtemos...
> 1/2, que é exatamente o valor da figura musical mínima.
Experimente fazer o mesmo com as demais figuras, some-as, segundo os valores da tabela, obtendo o mínimo
múltiplo comum (MMC) e depois simplifique, dividindo ambos os membros por 2 e chegará ao valor correspondente
da figura que antecede àquela que você escolheu para fazer o exercício.
Disso posto, podemos tirar também que a relação existente entre qualquer figura musical varia na proporção, mas
sempre em múltiplos, ou submúltiplos. Para exemplificarmos isso bastar vermos que uma mínima equivale a 128
quartifusas. Claro que não se usa isso, mas veja a relação. Estabeleça, faça algumas tabelas de equivalência como:
1 mínima = 2 semínimas, ou 1 semínima, 1 colcheia e duas semicolcheias. Some seus valores... no final tem que
dar o valor da figura inicial, neste caso a mínima.
Coloquemos o exemplo acima na forma de figuras:
= + + +
Esses valores serão de extrema importância para a continuidade dos estudos de teoria musical e mesmo quando
estiver escrevendo música, não necessariamente compondo, mas escrevendo mesmo, passando uma música para o
papel, além de ser um fator preponderante para a compreensão de um conceito que iniciaremos em seguida.
Se você não quer fazer "contas", na hora de tocar, basta lembrar a seqüência das figuras e saber que os seus
valores são o dobro da figura imediatamente posterior e metade da anterior.
Vamos usar esses conceitos para sempre de agora em diante, portanto estude, invente exercícios, exercite até ficar
absolutamente fixado, pois é base para qualquer música.
É difícil explicar matemática com palavras e não números, mas a intenção é fazê-lo(a) pensar.
Tudo isso que vimos, se aplica também, da mesma maneira às pausas.
Pois é, música é feita assim, através de cálculos.
Com isso mudamos aquela idéia de que músico não precisa estudar e só leva a vida na flauta né? Nossos amigos da
flauta que nos perdõem o trocadilho; nada tem de pessoal. :)
Bom, esperamos que esteja claro o suficiente, contudo, se persistir qualquer dúvida ou dificuldade, escreva-nos e
reveremos o texto para que se torne simples, pois é assim que deve ser.
Em alguns momentos a duração do som deve ser maior ou menor do que as figuras representam, ou as regras de
grafia, que veremos mais tarde, permitem. Assim sendo, lançamos mão dos recursos que trataremos agora.
Há quatro diferentes formas de aumentar o valor de uma figura musical ou nota musical que são:ligadura, ponto de
aumento, duplo ponto de aumento e fermata e apenas uma maneira de diminuí-lo que é através do ponto de
diminuição.

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