domingo, 15 de julho de 2012

continuação 6


enter elas. A essa diferença dá-se o nome de coma. Essa diferença somente "pode ser" executada ou notada, em
instrumentos cuja afinação não seja fixa, como é o caso dos instrumentos de sopro e de instrumentos de cordas em
que o braço do instrumento não possua os " trastes", ou seja, aquelas divisões transversais às cordas. Caso dos
violinos, das violas sinfônicas, dos violoncelos e dos contra baixos acústicos.
SEMITOM CROMÁTICO
Quando as notas que formam o semitom recebem mesmo nome, diferenciando apenas pelo nome do acidente que
acompanha, o semitom recebe a designação de semitom cromático.
O exemplo abaixo ajuda a compreender isso perfeitamente.
SEMITOM DIATÔNICO
Quando as notas que formam o semiton recebem nomes diferentes, o semitom recebe a designação de semitom
diatônico.
Na figura abaixo vemos isso com mais clareza.
EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO
1. Em uma folha pentagramada, escreva todos os semitons de maneira crescente e decrescente;
2. Identifique todos os semitons;
3. Classifique cada um dos semitons, enharmônicos, cromáticos e diatônicos.
4. Existem notas enharmônicas em semitons cromáticos? Porque?
5. Existem notas enharmônicas em semitons diatônicos? Porque?
6. Pode haver notas enharmônicas em semitons cromáticos? Porque?
7. Pode haver notas enharmônicas em semitons diatônicos? Porque?
Vamos começar a falar sobre música? Vamos né? Ótimo! Mas para isso, é necessário que conheçamos o que é uma
escala musical.
Não é mais preciso dizer sobre a importância dos assuntos abordados aqui, por isso, vamos logo por as mãos na
massa.
ESCALA
A toda série de notas sucessivas, sejam elas separadas por tons ou por semitons, chamamos de escala. As escalas
podem ser ascendentes ou descendentes.
ESCALA ASCENDENTE
Quando as notas que formam a escala aumentam a altura em relação à nota antecessora, ou seja, quando as notas
consecutivas de uma escala seguem do grave para o agudo é denominada de escala ascendente. Veja o exemplo da
figura abaixo.
ESCALA DESCENDENTE
Quando as notas que formam a escala diminuem a altura em relação à nota antecessora, ou seja, quando as notas
consecutivas de uma escala seguem do agudo para o grave é denominada de descendente. Confira no exemplo da
figura abaixo.
IMPORTANTE
Para facilitar a didática, muitas vezes é menionado apenas a escala de maneira ascendente, mas isso não é regra,
devendo-se utilizar os mesmos conceitos no formato descendente, inclusive como exercício de memorização.
DENOMINAÇÕES COMPLEMENTARES
As escalas recebem ainda as denominações de cromática (temperada) ou de diatônica.
ESCALA CROMÁTICA OU TEMPERADA
Quando as notas de uma escala se sucedem em SEMITONS ela é considerada cromática. Nesse caso, são
envolvidas tanto as notas naturais quanto os semitons que há entre elas.
Escala cromática ascendente
Escala cromática descendente
Reveja o artigo anterior sobre as notas enharmônicas, semitons cromáticos e diatônicos. Com isso, observe que,
que na escala cromática, os nomes de algumas notas se repetem, com alterações apenas do acidente que
carregam.
Vale a pena comentar, mesmo a título de ilustração, que no piano, a escala cromática é obtida tocando-se
sucessivamente as notas das teclas brancas e pretas. w a escala diatônica obtem-se tocando apenas as notas das
teclas brancas.
ESCALA DIATÔNICA
Quando as notas de uma escala se sucedem em TONS e SEMITONS ela é considerada diatônica. Aqui também,
são envolvidas tanto as notas naturais quanto os semitons que há entre elas. Vamos ver isso nas figuras abaixos.
JUNTANDO TUDO
Assim sendo, podemos encontrar as escalas:
• Escalas cromáticas ascendentes
• Escalas cromáticas descendentes
• Escalas diatônicas ascendentes
• Escalas diatônicas descendentes
IMPORTANTE
Sabemos que o intervalo existente entre a nota mi e a nota fá é de um semitom, o mesmo acontecendo entre as
notas si e dó e vice-versa. Entretanto, na figura abaixo vemos representadas essas notas aompanhadas de
acidentes, que fazem com que a diferença de semitom deixe de existir, representando portanto o mesmo som. Isso
acontece, e veremos mais adiante, na formação das escalas, para que as regras que as formam sejam respeitadas.
Na figura abaixo vemos a representação dessas situações. Estão separados por barras de compasso apenas como
medida didática.
EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO
1. Numa folha pentagramada, escreva escalas cromáticas ascendentes, dando nome a todas as notas
(semitons).
2. Agora escreva escalas cromáticas descendentes, dando nome a todas as notas (semitons).
3. Numa folha pentagramada, escreva escalas diatônicas ascendentes, dando nome a todas as notas (tons e
semitons).
4. Numa folha pentagramada, escreva escalas diatônicas descendentes, dando nome a todas as notas (tons e
semitons).
5. Faça os exercícios acima iniciando em qualquer nota completando uma oitava.
Este é só o comecinho do assunto sobre escalas. Vem mais por aí, e muita coisa importante. Frisamos, mais uma
vez, que nosso estudo está voltado inteiramente à música ocidental, sendo mencionada a diferença em relação à
música oriental quando se fizer necessário ou conveniente.
Já sabemos o que são escalas e agora vamos conhecer cada um dos graus das escalas musicais.
Cada uma das sete notas de uma escala são chamadas de GRAU, e cada grau tem uma denominação diferente, que
indica sua importância na escala.
O primeiro que se deve saber é que os graus de uma escala são indicados sempre através de algarismos romanos.
Vamos relembrar.
Decimal Romano
1 I
2 II
3 III
4 IV
5 V
6 VI
7 VII
8 VIII
Conhecido isso, vamos ver na figura abaixo, a identificação dos graus de uma escala ascendente.
Na escala descendente, os graus mantém as mesmas identificações da escala ascendente. Vejamos na figura
abaixo.
Como dissemos, cada grau de uma escala recebe um nome. Abaixo conheceremos os nomes de cada grau,
independente dela ser ascendente ou descendente.
GRAU ROMANO NOME
1º I TÔNICA
2º II SUPERTÔNICA
3º III MEDIANTE
4º IV SUBDOMINANTE
5º V DOMINANTE
6º VI SUPERDOMINANTE
7º VII SENSÍVEL ou SUBTÔNICA
8º VIII TÔNICA
Vamos conhecê-las individualmente.
TÔNICA
É a nota mais importante da escala. É o primeiro grau e que dá nome à escala.
SUPERTÔNICA
Significa "acima de", no caso, acima da tônica. É o segundo grau da escala.
MEDIANTE
Recebe este nome por se situar exatamente no meio entre o primeiro e o quinto graus. É o terceiro grau da escala.
SUBDOMINANTE
Significa "abaixo de", no caso, abaixo da dominante. É o quarto grau da escala.
DOMINANTE
É o grau de maior importância, depois da tônica. É o quinto grau da escala.
SUPERDOMINANTE
A exemplo da supertônica, significa "acima de", no caso, acima da dominante. É o sexto grau da escala.
SENSÍVEL ou SUBTÔNICA
É o sétimo grau da escala. A sensível , ou nota atrativa da escala, recebe este nome quando fica um semiton da
próxima tônica. Quando, na escala onde o sétimo grau fica a um tom da próxima tônica, recebe o nome de
SUBTÔNICA.
Nas figuras abaixo podemos identificar os nomes diretamente nas escalas.
EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÂO
1. Numa folha pentagramada, escreva diversas escalas diferentes, tanto ascendentes quanto descendentes,
possuindo as notas, acidentes ou não.
2. atribua a cada uma das notas de cada uma das escalas, o seu devido grau e nome.
Vimos mais um pouquinho sobre escalas. É preciso que se tenha estes conceitos muito bem amadurecidos e
compreendidos na íntegra, pois deles dependerão muitas outras coisas daqui para diante, em nosso curso, e
também em qualquer música.
Vamos continuar o assunto sobre escalas. Será uma série longa, portanto estude para não perder o fio da meada,
caso contrário ficará muito difícil lá na frente, quando alguém lhe pedir para tocar em uma determinada escala de
um determinado modo. Veja por aí a importância desse assunto.
Para quem gosta de um improviso, esse assunto é de vital relevância.
Se tomarmos como tônica cada uma das sete notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) e com elas escrevermos
escalas iniciando em cada uma dessas notas, obteremos as seguintes escalas diatônicas:
Escala inciando em dó (C)
Escala inciando em ré (D)
Escala inciando em mi (E)
Escala inciando em fá (F)
Escala inciando em sol (G)
Escala inciando em lá (A)
Escala inciando em si (B)
Observação: Todas essas escalas podem ser tocadas usando apenas as teclas brancas do piano
MODOS
Note, que em cada uma das escalas, a posição dos tons e dos semitons, em relação aos demais graus varia, e é a
cada uma dessas variações que damos o nome de modo.
Dos sete modos vistos, dois são os mais comumente usados, o modo maior ou Jônio e o modo menor ou eolio.
Para todos os modos há uma fórmula de posicionamento dos tons e dos semitons.
Alguns gêneros musicais utilizam outros tipos de escalas; como o Jazz, o Blues e muitos outros, mas aqui vamos
direcionar nossos estudos apenas aos modos, maior e menor.

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