domingo, 15 de julho de 2012

continuação 3


O compasso pode ter:
2 tempos - chamado de compasso binário
3 tempos - chamado de compasso ternário
4 tempos - chamado de compasso quaternário
5 tempos - chamado de compasso quinário
7 tempos - chamado de compasso setenário
Dessa divisão do compasso, definimos outra denominada de acentuação, que nada mais é do que a ênfase dada a
cada tempo no momento da execução musical.
Essa ênfase ou acentuação, pode ser FORTE, Meio Forte ou fraca, dependendo do tempo a que está se referindo
e ao tipo de compasso.
A acentuação nos compassos seguem regras diferentes para os diversos tipos de compassos, como veremos a
seguir:
COMPASSO BINÁRIO
1º tempo - FORTE
2º tempo - fraco
COMPASSO TERNÁRIO
1º tempo - FORTE
2º tempo - Meio Forte
3º tempo - fraco
COMPASSO QUATERNÁRIO
1º tempo - FORTE
2º tempo - fraco
3º tempo - Meio Forte
4º tempo - fraco
COMPASSO QUINÁRIO
É considerado como sendo equivalente a soma de um compasso ternário e um binário.
1º tempo - FORTE
2º tempo - Meio Forte
3º tempo - fraco
+
4º tempo - FORTE
5º tempo - fraco
ou a soma de um compasso binário e um ternário.
1º tempo - FORTE
2º tempo - fraco
+
3º tempo - FORTE
4º tempo - Meio Forte
5º tempo - fraco
COMPASSO SETENÁRIO
É considerado como sendo equivalente a soma de um compasso quaternário e um ternário.
1º tempo - FORTE
2º tempo - fraco
3º tempo - Meio Forte
4º tempo - fraco
+
5º tempo - FORTE
6º tempo - Meio Forte
7º tempo - fraco
ou a soma de um compasso ternário e um quaternário.
1º tempo - FORTE
2º tempo - Meio Forte
3º tempo - fraco
+
4º tempo - FORTE
5º tempo - fraco
6º tempo - Meio Forte
7º tempo - fraco
Antigamente os compassos mais usados eram o binário, ternário e o quaternário, mas hoje, os compositores
utilizam-se deles livremente.
OBSERVAÇÃO: Não se apegue à altura das notas e nem nas figuras utilizadas nos exemplos pois foi adotado o
padrão de uma mesma altura e uma mesma figura apenas com a finalidade de facilitar a didática.
MAIS DIVISÕES
Acima, vimos exemplos onde cada tempo era representado por uma única nota, para facilitar a compreensão da
formação dos compassos, porém os tempos também se juntam em valores maiores e se subdividem em valores
menores.
CABEÇAS DE TEMPOS
Dessas divisões dos tempos de um compasso, ainda tiramos a identificação do que chamamos de cabeça de tempo,
que nada mais é do que a nota (ou silêncio - pausa) que representa o início de cada tempo de um mesmo
compasso.
Essa identificação é mais utilizada quando ocorre a subdivisão de um tempo em duas ou mais notas. Dentro da
divisão de cada um dos tempos a forma de execução segue as mesmas regras que são aplicadas aos compassos,
como vimos acima.
As figuras exemplificam mais facilmente.
Com todo esse conhecimento a cerca dos compassos, poderemos prosseguir com a definição de compasso.
CABEÇA DE COMPASSO
O primeiro tempo de cada compasso também pode ser chamado de "cabeça de compasso". Podemos dizer que:
Todo primeiro tempo dos compassos são chamados de "cabeça de compasso" e que cada tempo de todo compasso
também possui o que chamamos de "cabeça de tempo".
Na figura abaixo, vemos o resumo do que dissemos.
Está complicando, está complicando, nós sabemos, mas estamos indo bem devagar, para dar-lhe tempo de
assimilação e identificação dos conceitos.
Lembre-se do que dissemos anteriormente. Estude muito bem todos esses assuntos, por mais irrelevantes que lhe
pareçam ser, pois como são todos muito recursivos, ou seja, interdependentes, mais adiante pode lhe faltar a base
sólida e nosso propósito e esforço é o de que isso não venha a ocorrer. Você está pondo a mão na massa? Sério?
Isso é ótimo!
Já vimos os pontos de aumento das notas e os tempos do compasso. Agora abordaremos além dos conceitos de
Compasso Simples e Compasso Composto, também um outro de muita importância que é o da Unidade de Tempo
do compasso.
UNIDADE DE TEMPO
Vimos o que vem a ser tempos de um compasso e agora vamos ver o que vem a ser Unidade de Tempo.
A Unidade de Tempo de um compasso nada mais é do que a nota musical cujo valor representa cada um dos
tempos do compasso.
Em teoria,, qualquer nota musical pode ser utilizada para determinar a unidade de tempo do compasso. Na prática
porém, as notas musicais mais utilizadas são: mínima, semínima e colcheia.
Vamos aos exemplos:
Vemos abaixo um exemplo cuja Unidade de Tempo é representada pela mínima.
Agora, exemplificamos compassos que tem a semínima como Unidade de Tempo.
E por fim, compassos cuja Unidade de Tempo é representada pela colcheia.
Agora, com esse conhecimento extra vamos fazer uma breve recapitulação do artigo PARTE II - 2 Aumento e
Diminuição dos Valores das Notas Musicais.
VALOR SIMPLES : São todas as notas ou pausas musicais sem pontos de aumento ou diminuição.
VALOR COMPOSTO: São todas as notas e pausas musicais com pontos de aumento ou diminuição
COMPASSO SIMPLES
Um compasso recebe a denominação de "Compasso Simples", quando sua Unidade de Tempo for representa por um
Valor Simples, ou seja, notas musicais sem pontuação de aumento ou diminuição de seu valor. Veja bem, estamos
nos referindo à Unidade de Tempo apenas.
Vamos apelar para o exemplo gráfico.
COMPASSO COMPOSTO
Já o "Compasso Composto", tem então sua Unidade de Tempo formada por um Valor Composto, ou seja, por uma
nota que possua uma pontuação para aumento do seu valor original.
O exemplo abaixo vai deixar isso bastante claro.
RESUMINDO
Note nos exemplos acima, que não importa quantas notas você use em cada tempo do compasso, desde que a
soma total dessas mesmas notas seja igual ao valor da Unidade de Tempo.
Faça isso: some os valores das notas de cada tempo de cada compasso e verá que para cada tempo o valor é igual
ao da Unidade de Tempo. Se tiver dificuldade na soma dos valores, reveja o artigo PARTE II - 1- Valores das
Figuras Musicais.
COMPLETANDO AS DEFINIÇÕES DE COMPASSO
No artigo anterior PARTE II - 4 - Divisões do compasso foram qualificados os compassos como sendo: binário,
ternário, quaternário, quinário e setenário. Agora, com os conhecimentos agregados, podemos complementar esse
"quadro".
COMPASSO PODE SER
binário - 2 tempos
simples
ou
composto
ternário - 3 tempos
simples
ou
composto
quaternário - 4 tempos
simples
ou
composto
quinário - 5 tempos
simples
ou
composto
setenário - 7 tempos
simples
ou
composto
Ufa! Simples né? É sim! É só estudar, leia com bastante atenção e notará que não tem nada de tão complexo, mas
praticamente uma junção de outras definições. Mas, prepare-se! Vem por aí a última parte do assunto "compasso".
Neste último artigo sobre o compasso, vamos tratar daqueles números que são escritos logo após a clave, no início
de toda música. Com certeza você já deve ter se perguntado o que representam, para que servem e porque estão
escritos ali.
Pois bem, vamos explicar, mas precisaremos de sua ajuda, pois utilizaremos os conceitos vistos anteriormente e
consideraremos que você já os têm em pleno domínio, portanto preste muita atenção e recorra aos artigos
anteriores caso surjam dúvidas. O assunto não é difícil, mas como é algo não tão óbvio à primeira vista, requer
muita atenção. Uma vez bem compreendido, passará a ser natural e fácil identificá-lo e utilizá-lo.
Tenha certeza de que foi muito mais difícil encontrar a melhor maneira de escrever, do que será para você
compreender.
FÓRMULA DO COMPASSO
Os dois números que vemos no início das músicas escritas, um sobre o outro, representam uma fórmula para cada
música, sendo que alí está esatabelecido a regra sob a qual a música deverá ser conduzida.
A fórmula é escrita, portanto, no início da música, logo após a clave. Os exemplos abaixo ilustram isso.
IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS DA FÓRMULA
Existem diferenças na fórmula, para compassos simples e compostos. Vamos ver um a um para facilitar a
compreensão.
COMPASSO SIMPLES
O NÚMERO INFERIOR
Neste tipo de compasso, o número inferior indica o valor (duração) de cada Unidade Tempo, tomando como base as
figuras musicais que conhecemos e o denominador de seus respectivos valores. (veja a tabela no final do artigo)
Os números inferiores utilizados nas fórmulas dos compassos simples são: 2, 4, 8, 16, 32 e 64.
O NÚMERO SUPERIOR
Esse número, nesse tipo de compasso, representa simplesmente o número de tempos do compasso.
Os números superiores utilizados nas fórmulas dos compassos simples são: 2, 3, 4, 5 e 7.
Exemplo:
COMPASSO COMPOSTO
O NÚMERO INFERIOR
Aqui, este número representa a nota em que é subdividida cada Unidade de Tempo, baseado nas figuras musicais
que conhecemos e seus valores, a exceção é que terão um ponto de aumento.
Os números inferiores utilizados nas fórmulas dos compassos compostos são: 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64.
O NÚMERO SUPERIOR
Já neste tipo de compasso, ele indica o total das notas que compõe o compasso.
Os números superiores utilizados nas fórmulas dos compassos compostos são: 6, 9, 12, 15 e 21.
Exemplo:
CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS FÓRMULAS DOS COMPASSOS SIMPLES E COMPOSTOS
Os compassos simples e compostos possuem fórmulas correspondentes, ou seja, as fórmulas dos compassos
compostos têm correspondentes simples e vice-versa. Para encontrarmos os correspondentes é utilizado um cálculo
bastante fácil.
Exemplo:
DO SIMPLES PARA O COMPOSTO
Tendo-se um compasso simples, encontra-se o correspondente composto multiplicando o número superior da
fórmula por 3 e o inferior por 2, como se mostra no exemplo abaixo:
DO COMPOSTO PARA O SIMPLES
Tendo-se um compasso composto, encontra-se o correspondente simples dividindo o número superior da fórmula
por 3 e o inferior por 2, como se mostra no exemplo abaixo:
FÓRMULAS MAIS USADAS
Tipo de compasso Fórmulas
binário simples
2 2 2
8 4 2
binário composto
6 6 6
16 8 4
ternário simples
3 3 3
8 4 2
ternário composto
9 9 9
16 8 4
quaternário simples
4 4 4
8 4 2
quaternário composto
12 12 12
16 8 4
quinário simples
5 5 5
16 8 4
quinário composto praticamente não utilizado
setenário simples
7 7 7
16 8 4
setenário composto praticamente não utilizado
ANALISANDO UM COMPASSO
Tendo-se uma fórmula de compasso, conhece-se o número de tempos e a unidade de tempos da seguinte maneira:
1. Toma-se o número superior:
sendo 2, 3, 4, 5 ou 7 o compasso é simples
sendo 6, 9, 12, 15 ou 21 o compasso é composto
2. Se o compasso é simples, o número superior indica o número de tempos e o inferior a unidade de tempo.
5 5 tempos
16 a unidade de tempo é representada pela semi-colcheia
3. Se o compasso é composto, acha-se o correspondente simples: o composto terá o mesmo número de
tempos e a mesma unidade de tempo, com a diferença que essa unidade de tempo será pontuada.
RESUMINDO
A fórmula do compasso representa, em síntese, uma fração da semibreve que, por ser o maior valor usado, é
tomado como base de cálculo para a unidade de tempo. No exemplo abaixo observamos com maior clareza.
Apesar disso, não dizer "dois quartos" ou "nove oitavos" mas sim, "dois por quatro" e "nove por oito", referindo-se
aos exemplos abaixo.
A fórmula do compasso também não possui um traço separando os dois números, como numa fração matemática e
os números devem estar escritos inteiramente no limite das linhas do pentagrama, não excedendo-as. Temos visto
a maneira correta, nas figuras ilustrativas deste artigo.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
Encontramos notações diferentes para os seguintes compassos:
Compasso Notação
2
2
4
4
RECORDANDO
Abaixo, está a tabela das notas musicais e seus valores.
Nome da Figura Figura Valor
semibreve
1
mínima
2
semínima
4
colcheia
8
semicolcheia
16
fusa
32
semifusa
64
quartifusa
128
Obs.: As linhas em cinza referem-se a figuras pouco usadas atualmente.
Até agora temos utilizado a escrita musical sem entrar no mérito das regras que a conduzem, mas agora é chegado
o momento de tomarmos contato com as regras mais utilizadas e de acordo com o transcorrer do curso, outras
regras serão vistas, conforme a necessidade.
Este assunto é extenso e possui muitos detalhes e livros dedicados, por isso, nos restringimos ao suficiente para
que conheça e use corretamente as regras mais usuais e necessárias e se acaso desejar aprofundar-se mais no
assunto, sugerimos os livros publicados na bibliografia deste curso.

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